quinta-feira, 13 de maio de 2010

União Europeia desiste de acordo vinculante do clima em Cancún

A União Europeia não buscará um acordo legalmente vinculante contra emissões de carbono neste ano, disse a comissária europeia do Clima, Connie Hedegaard. A dinamarquesa afirmou que a UE se concentrará em obter acordo sobre itens específicos, deixando o tratado com peso de lei para 2011.

Segundo Hedegaard, a estratégia tem como objetivo evitar que a próxima conferência do clima, que acontece em dezembro em Cancún, México, caia "refém" do impasse sobre como forjar um acordo vinculante.

"O que eu vi desde Copenhague não indica que exista uma mudança de posição dos EUA e da China. Então, basicamente, temos de fazer uma escolha: queremos que Cancún vire refém dessa discussão que não avança sobre o formato legal?"

Hedegaard, ex-ministra do Ambiente da Dinamarca, presidiu a fracassada cúpula de Copenhague, em dezembro passado.

Ela disse que é provável que Cancún possa obter acordo em vários pontos importantes, como florestas e adaptação dos países pobres às mudanças climáticas.

"Por que nós não produzimos então decisões específicas em várias áreas importantes em Cancún? E, talvez, se pudermos fechar acordo sobre essas questões, fique mais fácil chegar a acordo sobre a forma legal", continuou. "O que não é muito fácil de ver é como o mundo poderia, nos próximos cinco meses, concordar sobre a futura forma legalmente vinculante."

Fonte: Associated Press