quarta-feira, 5 de maio de 2010

Transformação de cidades em modelos sustentáveis

Transition Tows (Cidades em Transição) é o nome do movimento idealizado pelo permaculturista inglês Rob Hopkins. E não pense que é apenas uma idéia no ar, pois mais de 8.000 iniciativas de transição já ocorrem pelo mundo.

O movimento Cidades em Transição propõe uma mudança sustentável nas cidades, baseada no fortalecimento do comércio local, na independência do petróleo e da importação dos alimentos. Rob Hopkins, um professor de universidade com muita experiência em ecovilas, desenvolveu um plano sustentável envolvendo todos os setores da sociedade – cidadãos, setores públicos e privados – incluindo também aspectos comuns à sociedade, como: economia, educação, saúde, transporte, energia e agricultura.


Dentre as 110 cidades, bairros, ilhas em 14 países que se preparam para a transição, a pequena cidade de Totnes, no sul da Inglaterra, é a vitrine do movimento. Ela possui apenas 8 mil habitantes e espera chegar em 2030 com seus hábitos e costumes totalmente modificados e independente do resto do mundo. E não duvidem da capacidade desta cidadezinha, que até possui uma nova moeda, a “libra de Totnes”, criada para facilitar transações com produtores locais.

Segundo Hopkins, cada comunidade é capaz de se adaptar aos doze passos iniciais indo de acordo com a sua realidade e capacidade de adaptação. Para as grandes cidades, a alternativa proposta é iniciar a transição por bairros, reforçando o comércio regional.

Se você ficou interessado neste movimento e quer implantar na sua cidade, bairro, ou comunidade, enfim, não deixe de visitar o site do movimento Transition Towns Brasil. Além do movimento já atuar em terras tupiniquins, oferece cursos, seminários e feiras sobre o assunto.

Fonte:colunazero .com.br