quarta-feira, 5 de maio de 2010

Governo divulga lista dos veículos mais poluidores vendidos no país

O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira uma lista que pontua os veículos vendidos no Brasil de acordo com o grau de emissão de gases poluentes. Os 402 carros –todos produzidos em 2009– receberam pontuação de uma a cinco estrelas, em que quanto menor a poluição maior a quantidade de estrelas. De acordo com o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), o objetivo é informar o consumidor, para que ele possa fazer uma escolha consciente.

“Veículos com melhores notas são mais econômicos e o consumidor gasta menos. Ele vai estar poluindo menos, emitindo menos CO2, ou seja, contribuindo menos para o aquecimento do planeta e também gastando menos combustível, fazendo bem para o bolso”, afirmou.

Os piores 

Pela lista, apenas 22 carros receberam cinco estrelas, todos eles carros flex e com motor de até 1.8 cilindradas. Na outra ponta da tabela, 20 carros receberam apenas uma estrela: todos carros a gasolina e potentes, com motor acima de 2.0 cilindradas.
Entre os menos pontuados estão 10 carros da Citroën, entre eles o Xsara Picaso GXA 2.0 e o C4 2.0. Outros cinco carros são da Peugeot, todos do modelo 407 com motor 2.0.
Completam a lista três carros da Mitsubishi, entre eles o Pajero HPE 3.8. A Volkswagen tem dois modelos do Jetta 2.5 entre os que receberam uma estrela.

Menos poluidores 

Entre os carros que receberam cinco estrelas –todos flex– sete são da General Motors, sendo seis modelos diferentes do Celta 1.0 e 1.4 e o Prisma 1.0. A Fiat tem seis modelos no topo da lista, entre eles o Idea, Palio, Siena e Stilo, todos 1.8.
A Volkswagen teve cinco carros entre os mais bem pontuados, todos modelos do Fox e do Spacefox 1.6. A Citroën tem três C3 1.4 com cinco estrelas e o Ford KA 1.0 completa a lista.

Critério 

A pontuação estabelecida pelo ministério é dividida em duas partes: três estrelas representam o nível de poluição relativo ao monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio. Das duas restantes, uma é dada para carros com baixa emissão de CO2 no escape e, a última, apenas para carros flex ou a álcool.
Ou seja, pelo critério, nenhum carro a gasolina pode receber cinco estrelas.

De acordo com o ministro Minc, o critério de pontuação da lista divulgada hoje é mais rigoroso do que lista semelhante divulgada em setembro.

Veja, abaixo, os dez veículos mais poluidores, de acordo com o Ministério:
  • VW JETTA VARIANT 2.5 (CCC) GASOLINA
  • VW JETTA 2.5 (CCC) GASOLINA
  • PSA/PEUGEOT 407 SSD A 2.0 2.0 L GASOLINA
  • PSA/PEUGEOT 407 SW 2.0 2.0 L GASOLINA
  • PSA/PEUGEOT 407 2.0 2.0 L GASOLINA
  • PSA/PEUGEOT 407SW20SA ALL 2.0 L GASOLINA
  • PSA/PEUGEOT 407SD20SA ALL 2.0 L GASOLINA
  • PSA/CITROËN PICASSO 20CONF A 2.0 L GASOLINA
  • PSA/CITROËN PICASSO II 20GLXA 2.0 L GASOLINA
  • PSA/CITROËN PICASSO II 20EXCA 2.0 L GASOLINA
  • PSA/CITROËN XSARA PICASSO EXA 2.0 L GASOLINA
Fonte:FolhaOnline