quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ikarus: nave espacial movida a energia solar

A Agência Espacial Japonesa se prepara para lançar uma nave não tripulada que funciona como um grande veleiro do espaço.

Usando uma tecnologia híbrida de pressão e eletricidade, ela será empurrada pelas partículas solares e também terá células para aproveitar a energia do Sol.

A Ikarus, sigla para Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation of the Sun, será laçada em um foguete no Centro Espacial Tanegashimano no dia 18 de maio.

Uma vez no espaço, a cabine cilíndrica irá se separar do foguete girando até 20 vezes por minuto – o que fará com que ela abra suas “velas” de 14 metros mais finas do que um fio de cabelo.

Em uma missão de seis meses, ela irá até Vênus e, se tudo der certo, o próximo destino é Júpiter.


O nome do projeto de mais de US$50 milhões faz alusão ao personagem da mitologia grega Ícaro, filho de Dédalo. Ele morreu ao tentar escapar da Ilha de Creta porque voou próximo demais ao Sol usando asas de pena e cera construídas por seu pai.

Lançamento

A nave japonesa será lançada no próximo dia 18 de maio, e será a primeira nave deste tipo a tentar alcançar o epaço sideral. Ela possui celulas solares ultra-finas e será controlada aqui da Terra.

Outras naves movidas por energia solar já conseguiram chegar ao espaço mas não sairam da orbita terrestre. Uma das razões pode ser o custo elevado. A JAXA Space Program já gastou US$16 milhões no projeto.

A Ikarus será levada ao espaço por um foguete, aí ela se separará e continuará a jornada livre de combustíveis.