terça-feira, 4 de maio de 2010

Papel Semente

A preocupação com o meio ambiente é uma realidade para todos que têm consciência de que nosso planeta está vulnerável e precisamos encontrar meios e formas de preservá-lo. Quando temos notícia de uma iniciativa verde que se dispõe a criar novos hábitos de consumo sustentável, apressamo-nos a difundi-la.

A idéia, que nos pareceu muito interessante, é misturar sementes ao papel usado para correspondências, cartões, de forma que, quem o receba, possa utilizá-lo plantando-o. A técnica para plantar é simples: Picar o papel se for de tamanho maior, molhar e plantar. Existe até um menu de escolhas: flores, chás, plantas de horta.

Parece que a idéia é ser utilizado por empresas, como forma de demonstrar sua preocupação ambiental, mandando cartões e correspondências com o papel semente. Imagine como seria se todas aquelas correspondências de mala direta, contas de água, de luz, de telefone, convites de casamento, jornais, revistas, enfim, tudo que fosse de papel, você picasse, enterrasse e algum tempo depois nascesse uma plantinha?

Há relatos de promoções de empresas usando este papel, como a Report, do Grupo Suzano Papel e Celulose – lançou uma ação promocional em que na compra de 2 ou mais produtos da marca Report o cliente ganha um “papel semente” e a Honda que enviou uma carta em papel semente em 2008 para seus clientes .

Empresas de cosméticos, de paisagismo e urbanismo poderiam se utilizar deste papel para sua correspondência.

Como forma de marketing é uma bela solução mas, principalmente, é uma forma de difundir a idéia de que plantar é sempre uma boa saída.

A questão da tinta a ser usada na impressão, que é evidente, não poderia ser carregada de produtos químicos, a própria empresa já deu uma resposta ao Bruno Rezende :

“Produzimos o PAPEL SEMENTE, reciclado e 100% ecológico. Na empresa temos o processo de reuso da água e outras medidas de ecoeficiência.Também iniciamos a parceria com um grande laboratório para desenvolvimento de tintas naturais (beterraba, urucun,clorofila) Assim como nós, outros tb estão buscando soluções verdadeiramentes sustentáveis. Neste momento,quando o cliente nos solicita impressão no papel, usamos impressora jato de tinta, com tinta a base de água”.

A Papel Semente é uma empresa que acredita no desenvolvimento sustentável e busca conciliar a conservação da natureza e o crescimento social e econômico. Criada em maio de 2009, a empresa produz um papel artesanal e ecológico que recebe sementes de flores durante seu processo de fabricação.

Dessa forma, o cliente Papel Semente pode usar o papel de acordo com seu interesse de comunicação e após sua utilização plantá-lo, gerando vida ao invés de lixo. Do papel que se planta, podem brotar lindas flores, deliciosas verduras ou poderosas ervas medicinais. Para a Papel Semente, ser uma empresa ecosocial é gerir seu espaço e sua comunicação com responsabilidade social, econômica e ambiental.

Através do papel semente, pretendemos contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades ambientais e sociais.

Mais informações: www.papelsemente.com.br