terça-feira, 11 de maio de 2010

Ecoturismo no Paraná

Direto da Adventure Sports Fair (SP) - Com belezas naturais pouco vistas, o Paraná tem despontado no cenário de ecoturismo e turismo de aventura com um grande potencial. A região conta, além dos locais tradicionais, como as Cataratas do Iguaçu e Ilha do Mel, com municípios com alto grau de exploração do segmento, como os Campos Gerais e Prudentópolis.

Na Adventure Sports Fair, o Estado trouxe como carro-chefe para o público toda a parte litorânea da região e os Campos Gerais, que conta com a Rota do Tropeirismo (caminho feito antigamente para ir a São Paulo) e o Cânion do Guartelá.

“Contamos com a participação de regiões com alto desenvolvimento do ecoturismo e turismo de aventura; além de Foz do Iguaçu e da Ilha do Mel, este ano temos o prazer de trazer para a feira a Terra dos Pinherais, onde estão os municípios de Prudentópolis, Guarapuava, Irati e União da Vitória, rica em cachoeiras e podemos destacar o Salto de São Francisco, o maior do Sul do Brasil. As pessoas estão procurando bastante pelo rapel e rafting. Também apresentamos os Campos Gerais com o tropeirismo, o Cânion do Guartelá e o Parque Estadual de Vila Velha, e estão bem estruturados em busca de novos atrativos", declarou Rafael Andreguetto, do Sebrae Paraná.

Andreguetto afirma que o Estado aposta nas melhorias de infra-estrutura para receber um maior número de turistas. “Temos regiões fortes para o turismo de aventura e ecoturismo. Há locais novos, que as pessoas não conheciam, regiões já conhecidas e também a capital, Curitiba, que as pessoas nem imaginavam que poderiam realizar uma atividade. Há Campo Magro, na região metropolitana; São José dos Pinhais, Tijucas do Sul. Conseguimos agregasr muitos produtos e a natureza foi generosa", afirmou.

Caren Santos, da Secretaria de Turismo do Paraná, garante que o Estado está comprometido com o desenvolvimento do segmento. “Uma pesquisa revelou que o ecoturismo é muito procurado no Paraná, e vamos melhorar sempre essa área. “Esperamos que o crescimento seja considerável, estamos fazendo um trabalho de qualificação, pois envolve segurança, qualidade de atendimento, Queremos colocar o Paraná em destaque”, declarou Caren.

Fonte: Destino Aventura